Biodanza

biodanzaA Biodanza foi criada pelo Antropólogo Chileno Rolando Toro Araneda, na década de 60, enquanto pesquisava na Universidade do Chile formas de humanizar o tratamento da saúde mental. Desde então, Rolando Toro percebeu o imenso poder transformador da música e da dança no tratamento das doenças mentais e posteriormente estendeu seu trabalho a todas as pessoas, como forma de autoconhecimento e bem-estar.

A Biodanza tem sua inspiração nas origens primitivas da dança, pois, em seu sentido original, a dança é o movimento pleno de sentido.  As danças resgatam gestos de vida encontrados no cotidiano de cada pessoa e nas experiências dos diversos povos em diferentes épocas de suas histórias.

"A dança é um movimento que surge das entranhas do ser humano (...). É o movimento da vida, ritmo biológico, ritmo do coração, da respiração, impulso de vinculação à espécie; é o movimento de intimidade. A dança é, portanto, a celebração de nossa comunidade com os homens e nossa legítima alegria de viver. Cada pessoa, mesmo sem estar consciente disso, encontra-se dançando sua vida."    (Rolando Toro)

Por meio das vivências de Biodanza, busca-se resgatar a vinculação a si mesmo, à espécie e ao universo, permitindo a cada um superar obstáculos interiores e conectar-se, cada vez mais com a sua própria identidade.

"Biodanza é a poética do encontro humano. Nossas vidas não estão lançadas ao azar, como meteoritos ardendo no espaço côncavo. Nossas vidas surgem da sabedoria milenar do grande pulsador da vida, do útero cósmico, que se nutre e respira nas afinidades e no amor dos elementos."    (Rolando Toro)

ROLANDO TORO ARANEDA

Psicólogo e Antropólogo chileno, nasceu em 1924 e morreu em 2010, com 85 anos, ocupou a cátedra de Psicologia da Arte e da Expressão no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade do Chile. Foi docente do Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile. Realizou pesquisas sobre a expansão da consciência e sobre a criatividade. Criou e desenvolveu o Sistema Biodanza.

Rolando Toro buscava sua inspiração em fontes antropológicas e etológicas, foi também poeta e pintor.

Contato

Entre em contato pelo whatsapp (11) 99908-3307 ou escreva uma mensagem para sorayagazal@gmail.com